Projecto Educativo

Também designada por primeira infância, é o único momento ao longo da vida de um indivíduo em que se assiste a um desenvolvimento tão rápido e dinâmico aos mais diversos níveis. A criança passa de um estado de dependência absoluta para um indivíduo com linguagem, pensamento e vontade própria. Parte da sua personalidade é desenvolvida nesta fase, daí ser tão importante proporcionar um ambiente rico, estimulante e seguro onde a criança se sinta amada e aceite por todos, de forma a, desenvolver-se harmoniosamente.

Diariamente, procuramos pautar a nossa ação educativa em princípios, objetivos e estratégias específicos à faixa etária dos 4 aos 36 meses. O nosso compromisso para com as crianças e as famílias está assente em diversos pilares. Procuramos que as crianças se desenvolvam na sua plenitude, de forma holística, num processo em que todos nós somos responsáveis. A criança aprende a saber ser, a saber fazer e a saber estar.

Para compreender melhor o que acontece à criança ao longo destes três anos achámos importante incluir neste projeto educativo, embora de forma sucinta e linear, pois nem todas as crianças se desenvolvem ao mesmo ritmo ou ordem, um quadro síntese de todo o desenvolvimento infantil. Este trabalho elaborado por Carlos Supervia (2002) com a colaboração de outros profissionais da área é referido na obra “Projeto Creche – Educação para a 1ª Infância”

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       3 aos 6 meses                      6 aos 12 meses                   12 aos 24 meses                 24 aos 36 meses

  • Constituem objetivos da creche:

    • Respeitar e valorizar o desenvolvimento de cada criança;
    • Promover uma aprendizagem ativa, em que a criança é o principal agente no seu processo de aprendizagem;
    • Desenvolver atividades que valorizem a criatividade da criança e promovam a sua livre espontaneidade;
    • Promover um ambiente seguro, acolhedor e flexível, de forma a facilitar a adaptação de cada criança à creche;
    • Estabelecer uma rotina adequada às crianças, respeitando sempre os seus interesses e necessidades;
    • Proporcionar na rotina diária momentos que estimulem a aquisição da autonomia e da autoestima, bem como de ocasiões que permitam a afirmação da criança e o sentimento de pertença a um grupo; Proporcionar valores essenciais para viver em sociedade como o Respeito e a Partilha;
    • Estimular a socialização da criança com os seus pares e com os adultos que diariamente lhe prestam cuidados;
    • Observar e avaliar regularmente todo o processo educativo e comunicá-lo aos encarregados de educação de uma forma direta e clara, quer através de diálogos constantes, como também de relatórios de desenvolvimento escritos trimestralmente pelas educadoras de infância de cada uma das salas;
    • Promover uma estreita ligação com as famílias, quer através de contatos formais como também informais

Nesta faixa etária as crianças passam a desenvolver alguns aspetos básicos da responsabilidade e independência de forma a preparar a criança para os anos iniciais de escola. Nesta fase as crianças são extremamente ativas e estão constantemente a explorar o mundo à sua volta.

O crescimento físico passa a ser menos acelerado, porém a evolução das habilidades motoras é notória.

Podemos compreender melhor as alterações e desenvolvimentos tipo sofridos pelas crianças através desta breve grelha elaborada por Piaget:

                                                   

        Faixa etária 3 anos                                Faixa etária 4 anos                              Faixa etária 5 anos

 

  1. Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;
  2. Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade;
  3. Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
  4. Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;
  5. Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
  6. Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
  7. Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança, designadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;
  8. Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança;
  9. Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.

In Lei nº. 5/97, de 10 de Fevereiro, Lei-Quadro do Pré-escolar que define as Orientações Curriculares para este grau de ensino

A entrada da Criança na MIMARTE constitui-se geralmente na sua primeira experiência de vida em grupo e separada dos Pais, exigindo um processo de adaptação que será variável de criança para criança. Neste contexto o tempo de permanência da criança na escola, deverá aumentar progressivamente de acordo com o ritmo e reações de cada criança e em estreita colaboração com a equipa profissional.

Como modelo de adaptação proposto para as Crianças, a Mimarte, propõe:

  • 1º Dia – 1 / 2 horas, com a presença de um dos Pais em sala.
  • 2º Dia – 2 / 3 horas, sem a presença dos Pais.
  • 3º Dia – 4 / 5 horas, realizando já uma refeição.
  • 4º Dia – 5 / 6 horas, realizando uma refeição e a sesta.
  • 5º Dia – 7 / 8 horas, realizando a rotina normal.